Medida beneficia pequenos e médios produtores
A Prefeitura de Concórdia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, vai ampliar os subsídios de horas-máquinas destinados aos produtores rurais do município. A medida faz parte de um novo projeto de lei encaminhado pela istração municipal, que prevê a criação e ampliação de incentivos voltados ao fortalecimento da produção agropecuária local.
Entre as principais novidades está a concessão de até 150 horas-máquina por projeto para produtores que apresentarem iniciativas de construção de estruturas como aviários, chiqueirões, estábulos e abrigos de animais com área superior a 350 metros quadrados. Também está previsto o subsídio de até 100 horas-máquina de caçamba para projetos que exijam o uso de escavadeira hidráulica.
O projeto também amplia os subsídios já existentes para outras finalidades no meio rural. Serão oferecidas até:
50 horas-máquina de terraplanagem para construção de residências;
50 horas-máquina para construção de estruturas voltadas à agroindústria familiar rural;
10 horas-máquina para abertura e melhoria de estradas internas com uso econômico agropecuário, incluindo áreas de reflorestamento, cultivo de erva-mate, pastagens, culturas anuais e perenes.
De acordo com a Secretaria, a iniciativa busca incentivar o desenvolvimento das atividades agropecuárias no município, garantir melhores condições de trabalho no campo e promover o crescimento sustentável das propriedades rurais.
A proposta será analisada pela Câmara de Vereadores. Caso aprovada, os benefícios serão regulamentados por meio de edital, com critérios definidos para o o aos incentivos.