A Vigilância Sanitária de Itá alerta a população para o alto risco de epidemia de dengue no município após a realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
A Vigilância Sanitária de Itá alerta a população para o alto risco de epidemia de dengue no município após a realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O estudo, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura, ocorreu entre os dias 4 e 14 de fevereiro e identificou 23 possíveis focos do mosquito em nove bairros da cidade.
A secretária de Saúde, Juliana Batista da Silva, destacou que a inspeção contou com agentes de endemias, Vigilância Sanitária e agentes comunitários de saúde. Além da fiscalização, as equipes também rearam informações sobre formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo Juliana, os principais focos foram encontrados em pequenos recipientes, lixo acumulado e entulhos, agravados pelo clima quente e chuvoso, que favorece a reprodução do mosquito. Diante do cenário preocupante, a secretária reforça o pedido para que a população intensifique os cuidados, eliminando possíveis criadouros em casa e denunciando locais com acúmulo de água parada.
A Vigilância Sanitária reforça que a colaboração dos moradores é essencial para evitar uma epidemia no município.