A artista de Concórdia, Cidiane Guisso, lançou sua nova história em quadrinhos bilíngue, em italiano e português. A obra retrata a trajetória de seus anteados desde a Itália até o Brasil, destacando a experiência da imigração
A artista de Concórdia, Cidiane Guisso, lançou sua nova história em quadrinhos bilíngue, em italiano e português. A obra retrata a trajetória de seus anteados desde a Itália até o Brasil, destacando a experiência da imigração.
Intitulada “Os Filhos da Nossa Terra: o retorno às origens”, a nova HQ narra a história de uma família camponesa do Vêneto, na Itália, que se mudou para o sul do Brasil no século XIX. A narrativa busca reconstituir a jornada desses imigrantes e as motivações por trás de sua mudança.
Para a elaboração da obra, Cidiane Guisso realizou uma pesquisa bibliográfica sobre a imigração italiana. Além disso, visitou o local de origem dos imigrantes na Itália. Essa pesquisa ajudou a entender as razões que levaram as famílias a deixarem sua terra natal e a buscarem novas oportunidades no Brasil.
O trabalho de Cidiane não é inédito. Esta é a segunda história em quadrinhos bilíngue que a artista lança. Com suas obras, ela visa preservar a memória dos imigrantes e valorizar a cultura italiana no Brasil, aproximando as duas línguas por meio da arte.